Andre


A Dupla

André e Andrade, nascidos José de Freitas Machado e Sebastião de Freitas Machado na cidade de ITAGUARI/GO, filhos de João de Freitas Machado e Maria José Pereira, família humilde e numerosa, composta por mais 10 irmãos, que tiveram suas infâncias ocupadas com o trabalho na lavoura. O trabalho pesado exercido desde seus seis anos de idade não lhes tirava o prazer pela música nem de acompanhar e tocar viola nas festas de Folia de Reis, acompanhados pelo pai, que era compositor e catireiro.

Em 1973 André e Andrade decidiram que a música era a profissão certa para eles, então resolveram trilhar nova trajetória, na cidade de Anápolis/GO, onde foram contratados pela Rádio São Francisco para fazerem parte da "Tarde Sertaneja", programa apresentado às sextas-feiras, onde permaneceram por três anos. Nas horas vagas a dupla se apresentava em festas de folia, circos e parques infantis da cidade.

Em 1977, com a contratação pela gravadora RDG, surgiu a oportunidade de realizarem um sonho e cumprir uma antiga promessa, gravar seu primeiro LP, onde foi destaque a música "Jesus Cristo Veio ao Mundo". Pelo mesmo selo gravaram mais quatro LPs, dentre eles "Cama Fria", que lhes renderam o grande e tão sonhado prêmio "Disco de Ouro".

No ano de 1982 encerraram o contrato com a RDG, passando para a gravadora Chantecler, onde ficaram quatro anos e gravaram quatro LPs, "Sinal Fechado"; "Noite Comprida; "Amor que Vale Milhão"; e"Amando Escondido". Quando André & Andrade encerraram o contrato com a Chantecler, no ano de 1988, continuaram a fazer shows pelo País e gravaram mais dois LPs independentes, um pela gravadora Danúbio, outro pela Trisson.

Ainda em 1988, num projeto paralelo, juntamente com o apresentador Hamilton Carneiro (Programa Frutos da Terra/TV Anhanguera/Rede Globo) e o famoso contador de “causos” Geraldinho, lançaram os CDs e DVD "Trova, Prosa e Viola I" e "Trova, Prosa e Viola II”.

Após este período, em 1997, fizeram o lançamento independente do CD "Sete por Três", com destaque para as faixas "Samambaia" e "Mulher Precisa de Carinho".

Em seguida com o apoio dos amigos "Gino & Geno" e do cantor e compositor Rick, da dupla com Renner, André & Andrade gravaram através da Warner Continental o CD "Paixão Caipira", com destaque para a música "Deixe as Águas Rolar", e para a participação da dupla "Rick & Renner" na música "Terra Amada".

André & Andrade fizeram importantes participações em produções de vários colegas, como: "Rolando Boldrin", com a música "Moda Ecológica"; no CD do cantor "Daniel", com a música "Último dos Carreiros"; no DVD da dupla "Gino & Geno", com a música "Estrela de Ouro"; no CD do compositor "Marrequinho" com "Gotas de Orvalho" e "Três Noites".

A dupla André & Andrade possui vários sucessos regravados por outras duplas: Cama Fria – (Chrystian & Ralf); Colheita de Milho – (Chitãozinho & Xororó); Deixe as Águas Rolar – (Rio Negro & Solimões), que teve o titulo modificado para "Cai na Realidade"; Colheita de Milho – (Zezé Di Camargo & Luciano), que fez parte da trilha sonora do filme "Dois Filhos de Francisco", que relata a vida de Zezé e de Luciano.

No segundo semestre de 2007, com o lançamento de seu novo CD "Pássaro Sem Ninho", a dupla já contava com a música título “Pássaro Sem Ninho”, entre as mais tocadas no Brasil.

Em 2011, mais um grande sonho realizado: a gravação do primeiro DVD de carreira da dupla, reunindo seus maiores sucessos. Com o título “Tá Na Cara”, a dupla registra com irreverência e romantismo, toda sua trajetória de sucesso, propiciando ao seu público, sempre muito fiel, a oportunidade de poder assistir em casa, com a família; nos barzinhos, com os amigos; no carro, em fim, onde preferir, o show ao vivo da dupla sertaneja mais tradicional do Brasil. O repertório traz também mais um sucesso inédito: “Só Por Telefone”, executada nas principais rádios do País.

Em 2014, a realização de mais um novo projeto: o lançamento do CD “Viola Romântica”. O 19º álbum da carreira de André & Andrade, reafirma o lado romântico da dupla em 17 canções inéditas, mostrando que além de serem representantes legítimos da verdadeira música sertaneja de raiz, da folia de reis, e da catira, também sabem falar de amor, fazendo jus a tantos outros sucessos românticos consagrados ao longo da carreira. O álbum é produção independente, e foi gravado e mixado nos estúdios GRAVODISC, em São Paulo/SP, tendo como produtor musical, o grande maestro Marinho. A música de trabalho é a faixa “Devagar” – (André | Andrade | Ana Lúcia), que já se desponta como mais um clássico do repertório de sucessos da dupla.

Na televisão já se apresentaram em diversos programas: "Viola Minha Viola – Inezita Barroso" - TV Cultura; “Terra da Padroeira – Kléber Oliveira” - TV Aparecida; “Aparecida Sertaneja – Pe Alessandro Campos” - TV Aparecida”; "Som Brasil” - Rede Globo; "Raul Gil" - TV Record; "Empório Brasileiro" - SBT; "Especial Sertanejo" - TV Record; “Frutos da Terra – Hamilton Carneiro” – TV Anhanguera/Rede Globo; entre tantos outros.

O show da dupla André & Andrade apresenta uma diversidade muito grande de ritmos e de cultura, propiciando ao público uma verdadeira viagem pelo universo sertanejo, que vai desde os movimentos culturais como, Festivais de Viola; Encontros de Violeiros; Folia de Reis; e Catira; até os eventos mais populares, como as Exposições Agropecuárias; Festas de Peão de Boiadeiro; Vaquejadas; Aniversários de Cidades; além de shows corporativos e empresariais; representando e difundindo a cultura popular, se apresentando em meio aos maiores expoentes da nossa música brasileira, sendo recebida sempre com muito carinho, respeito e reverência, tanto pelo público, de todas as idades, quanto pela crítica, e pelo meio artístico.

André & Andrade esperam contar com o mesmo carinho e apoio de seus fãs, que nesses 37 anos de carreira os acompanham por todo Brasil, e continuam trabalhando sério para terem o seu trabalho imortalizado, promovendo a cultura, o amor e a harmonia entre as pessoas, buscando sempre a felicidade de todos.

Andrade